Segundo levantamento, o tempo médio foi de 94 dias em janeiro; já em Tocantins, período chega a 155 dias.

Dados do boletim estatístico da Previdência Social, elaborado pela Secretaria de Políticas  de Previdência Social/Coordenação-Geral de Estatística, Demografia e Atuária, mostram que o segurado do INSS chega a levar mais de 5 meses para obter um benefício.

Segundo o levantamento, em janeiro, o tempo médio de concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi de 94 dias – o maior desde abril de 2021, quando era de 102 dias.

No Tocantins, no entanto, esse prazo chegou a 155 dias. Em Sergipe e no Pará, a 143.

 

Retificação da declaração do Imposto de Renda  

 

Apesar da Receita permitir a retificação, só é possível fazer as alterações das informações, não do formato da tributação. Ou seja, se, nos anos passados, o contribuinte optou pela modalidade de declaração completa, ele não pode mais trocá-la para a modalidade simplificada. E vice-versa.

A troca de tributação só é permitida para retificações no ano corrente. Neste caso, feitas até o dia 29 de abril de 2022, que é a data-limite para declarações referentes ao exercício do ano passado.

Para o caso de bens adquiridos há mais de cinco anos, a professora de direito tributário da FGV Direito Rio, Bianca Xavier, explica que o ideal é informar os dados permitidos pela Receita.

Sobre o período não declarado, o contribuinte pode cair na malha-fina e ter que prestar esclarecimentos sobre o tema ao Fisco.

Para a retificação, o cidadão deve selecionar, na página de identificação, que o documento será uma retificadora.

Coloca-se o número do recibo da declaração original e, em seguida, preenche-se o que for necessário.

“A retificadora substitui a entregue anteriormente”, diz Bianca. Portanto, é importante que o declarante confira todas as informações novamente, antes de transmiti-las à base da Receita.

A retificação do Imposto de Renda por causa da inclusão de um ativo não vai gerar um saldo de imposto a pagar.

Porém, caso haja inclusão de rendimentos tributáveis, por exemplo, isso poderá alterar o resultado da declaração anterior, podendo resultar em saldo de imposto a pagar ou em uma diminuição de restituição.

 

Fonte: Contabeis